Siga nossas redes:

facebook
instagram
youtube

Felicità Shopping - Rua 36 norte, 2° Piso, Águas Claras – DF

horaSeg e Sex: 8h-20h /Ter Qua e Qui: 8h-22h /Sáb: 8h-12h

Aneurisma Cerebral

O Aneurisma Cerebral é um problema de saúde que incide sobre cerca de 2% da população mundial, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), estando entre os tipos de doenças que mais acometem óbitos no mundo.

No Brasil, segundo o professor e médico Octávio Marques, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, aproximadamente 400 mil pessoas são afetadas, todos os anos. Destas, segundo ele, somente 300 mil sobrevivem. Ou seja, 100 mil pessoas não sobrevivem à doença.

Saber o que é Aneurisma Cerebral, assim como entender suas principais causas, sintomas e tratamentos existentes é de grande importância para a conscientização e prevenção da sociedade.

Saiba o que é Aneurisma Cerebral

O Aneurisma Cerebral ou Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma dilatação ou deformação que se forma na parede frágil de uma artéria do cérebro, podendo causar pressão sobre um tecido ou nervo circunvizinho ou vazamento de sangue, fazendo aumentar significativamente a pressão na cabeça e reduzindo a irrigação no órgão, podendo levar à morte.

Quais são as suas principais causas

Os especialistas da área listam diversas causas que colaboram para que a doença se desenvolva. Entre elas, podemos citar as seguintes:

Tratam-se de doenças que aumentam o risco de AVC:

— Hipertensão arterial;
— Diabetes;
— Níveis altos de colesterol;
— Aterosclerose.

Tratam-se de comportamentos que aumentam o risco de AVC:

— Consumo excessivo de sal;
— Consumo excessivo de álcool;
— Tabagismo;
— Uso de drogas;
— Adultos são mais propensos a ter um aneurisma;
— Lesão na cabeça.

Quais os seus principais sintomas

Geralmente, o AVC apresenta alguns sintomas, contudo em alguns casos, a exemplo dos aneurismas pequenos, a doença costuma ser assintomática.

As manifestações sintomáticas mais evidentes são as seguintes:

— Fraqueza ou dormência em um lado do corpo;
— Confusão ou dificuldade de falar e de entender, de início;
— Dificuldade para enxergar com um ou ambos os olhos;
— Dificuldade imediata de andar, se locomover ou incapacidade motora;
— Dor de cabeça intensa sem causa aparente;
— Convulsões.

Tratamento do Aneurisma Cerebral

Para o tratamento do Aneurisma Cerebral, diversos fatores são levados em consideração. Vamos entender um pouco esses fatores.

De acordo com especialistas da área, geralmente o Aneurisma Cerebral é tratado somente se o aneurisma rompeu ou se ele estiver em risco de rompimento.

Na maioria dos casos, o aneurisma não se rompe e somente os pacientes com riscos elevados são submetidos aos tratamentos, isso pelo fato de que a cirurgia, em alguns casos, pode trazer riscos de complicações, como possíveis danos a outros vasos sanguíneos do cérebro.

As decisões em relação ao melhor tratamento, além de levar em consideração a questão do risco de ruptura do aneurisma, também são baseadas em fatores como: o quadro de saúde e a idade do paciente; risco de tratamento; tamanho e localização do aneurisma, entre outros problemas médicos.

Se diagnosticarem que o risco de ruptura do aneurisma é baixo, os médicos podem recomendar que o paciente seja monitorado regularmente e colocá-lo sobre medicamentação e pedir que ele adote mudanças em seu estilo de vida, como deixar o tabagismo e o álcool.

Porém, caso o aneurisma apresente elevado risco de ruptura, os médicos podem recomendar um entre dois procedimentos cirúrgicos, a depender do caso: grampeamento neurocirúrgico e bobinamento endovascular.

2021 ® Neuromaster - Todos os direitos reservados