Eco-Doppler das artérias carótidas e vertebrais

O que é?

É um método diagnóstico que utiliza o ultrassom para avaliação dos vasos arteriais cervicais (artérias carótidas comum, interna e externa). Estes vasos são os reponsáveis por levar sangue para o cérebro e face, sendo um exame muito útil para rastreio de doenças cardiovasculares.

É capaz de avaliar a espessura das paredes arteriais, estreitamento vascular ou presença de placas de gordura (aterosclerose).

 

Por que fazer o exame?

O eco-Doppler das artérias carótidas e vertebrais é um exame não invasivo e indolor utilizado para diagnóstico e rastreio de doenças cardiovasculares. É indicado para pacientes com fatores de risco (hipertensão, diabestes, dislipidemia, tabagismo, histórico familiar de cardiopatia etc), cardiopatas (infarto, acidente vascular cerebral etc) e investigação de sintomas como tonturas, alterações visuais súbitas e hemiparesias.

Possíveis alterações encontradas são importantes para a definição da conduta médica visando a prevenção de acidente vascular cerebral, seja com medicamentos, mudanças nos hábitos de vida ou mesmo realização de procedimentos invasivos.

 

Como é realizado?

Com o paciente deitado coloca-se um transdutor sobre a região cervical, de forma superficial, para captura das imagens. Utiliza-se um gel no transdutor para facilitar a condutividade das ondas sonoras.
O procedimento é indolor e tem duração de aproximadamente 20 minutos (salvo exceções).

 

Existe algum tipo de preparo específico?

Não é necessário.