Ecocardiografia bidimensional com Doppler

O que é?

O ecocardiograma é um método diagnóstico que utiliza o ultrassom para avaliação do coração, sem necessidade de radiação. O aparelho capta ondas sonoras provenientes deste, transformando estas em imagens que são visualizadas em um monitor. Desse modo, o médico pode avaliar as características anatômicas, funcionais e hemodinâmicas do coração e de suas válvulas.

 

Por que fazer o exame?

O ecocardiograma é um exame não invasivo e indolor utilizado para diagnosticar ou acompanhar diversas cardiopatias. Seus achados podem evidenciar cardiopatias congênitas latentes ou mesmo doenças em fase inicial.

Avalia de forma eficaz e rápida a função ventricular, valvopatias, alterações anatômicas, doenças da aorta torácica e do pericárdio, sendo assim muito importante na avaliação de dor torácica, dispnéia, palpitações, síncope, edema nas pernas etc.

 

Como é realizado?

Com o paciente deitado coloca-se um transdutor sobre seu tórax que irá analisar o coração sob vários ângulos. Utiliza-se um gel no transdutor para facilitar a condutividade das ondas sonoras.

O procedimento é indolor e tem duração de aproximadamente 20 minutos (salvo exceções).

 

Existe algum tipo de preparo específico?

Não é necessária nenhuma preparação antes do exame em adultos. Para crianças recomenda-se um jejum de 4 a 6 horas para caso seja necessário recorrer à sedação visando evitar que fique agitada e não colabore com a realização do exame.