P 300

O que é?

O P300,   Potencial Evocado Auditivo de Longa Latência, é um procedimento que auxilia a análise do Processamento Auditivo Central.  Através da  observação de processos , que ocorrem no córtex cerebral relacionados com a congnição, memória e atenção auditivas necessárias ao processamento auditivo central .

Por que fazer o exame?

Ele é um exame que auxilia no diagnóstico de disfunção cognitiva, transtornos psiquiatricos e demência. É um importante procedimento para prevenir e diagnosticar precocemente de alterações neurológicas advindas de várias patologias e também monitora o efeito do tratamento.

Como é realizado?

O registro desses potenciais na prática clínica é realizado por meio de eletrodos que são posicionados na superfície do crânio,com a pessoa deitada. A pessoa é exposta a vários estímulos acústicos, de dois tipos de frequências. Sendo que um deles será raramente apresentado. Este deve ser contado e informado no final do teste.
O atraso na latência da onda do P300 ou a ausência desta,  poderá indicar um distúrbio do Processamento Auditivo Central.

 

Existe algum tipo de preparo específico?

Para realizar este exame a pessoa deve estar descansada e acordada.